Entre os 1001 filmes para se ver antes de morrer, está la no cantinho da página 680, Evil Dead a morte do demônio ( titulo que não faz muito sentido pra min, já que não tem nenhum demônio no filme, e a tradução seria morte do mal) também distribuído sobre o nome de, Uma noite alucinante, foi filmado em 1986 e demorou um pouco pra chegar aqui no Brasil (1990). Foi censurado em vários países entre eles Finlândia e Alemanha (demoraram 10 anos pra ser liberado)
Um clássico do horror sanguinolento, Evil Dead tem efeitos amadoras, cenas sem sentido, e muito, muito, sangue, pus, e coisas estranhas que pingam dos ferimentos dos zumbies esquisitões-zombeteiros.
Algumas curiosidades do filme:
- No filme, foram utilizadas tomadas em que a câmera perseguia a grande velocidade alguns personagens, essas tomadas se realizaram montando a câmera em uma mesa de madeira, que era carregada por duas pessoas.
- A voz da entidade demoníaca que ouvimos durante o filme falando: “Join us” é do próprio Sam Raimi, alterada pela edição de som.
-O plano de cortes na sequência em que Ash acorrenta Linda em uma bancada, com a intenção de desmembrá-la com a serra elétrica, foi inspirada em 2001: Uma odisseia no espaço.
- O carro que aparece no filme levando os cinco jovens até a cabana é do próprio Sam Raimi.
-Quando Ash encontra o Necromicon, se pode ver um pôster de “The Hills Have Eyes” (de Wes Craven)
- Os dois pescadores que aparecem no começo do filme são o diretor Sam Raimi e o produtor Robert Tapert.
- Em 2005, a revista britânica “Total Film” colocou este filme em número 17 dos 50 melhores filmes de terror da história.
- A cabana utilizada nas filmagens no Tennessee, não tinha porão. Resultado: a equipe teve que cavar um buraco, onde se conseguia dar uns cinco passos no máximo. As cenas que são mostradas no filme foram gravadas em duas fazendas diferentes.
- Com um orçamento muito baixo, o dinheiro acabou antes das filmagens terminarem. Sam, Robert e Bruce juntaram o pouco dinheiro que havia sobrado e tentaram convencer a equipe a ficar por mais três semanas pagando 30 dólares por semana mais participação nos lucros.
Ninguém quis ficar e foram todos embora, restando apenas cinco pessoas para terminar de rodar o filme até o final. Por causa disso, Sam teve que reescrever várias cenas. Bruce e Robert se passavam pelos atores que tinham ido embora nas cenas que tinham que ser regravadas.
- Sam precisava de atores para completar o elenco, mas como o dinheiro era pouco e o sindicato dos atores tinha um teto salarial para quem era filiado, ele encontrou uma solução que quase deu certo.O ator Richard DeManincor (que interpreta Scott) e a atriz Theresa Tilly (Shelly) utilizariam nomes falsos para burlar o sindicato, por isso nos cartazes de divulgação seus nomes aparecem como: Hal Delrich e Sarah York. Claro que a manobra não deu certo e ambos foram suspensos pelo sindicato; e Sam acabou pagando uma multa depois que o filme foi lançado.
- Na cena em que Cheryl é estuprada por cipós na floresta, Ellen Sandweiss tinha que correr pela mata descalça e de camisola. Sam teve que fazer várias tomadas, e na última seus pés estavam sangrando e com vários cortes na sola. Ellen entrou na cabana chorando dizendo que não queria mais participar do filme e queria ir embora.
- Sam Raimi queria que o título original fosse "Book of the Dead", mas o produtor Irvin Shapiro o modificou para The Evil Dead. O motivo foi que o título proposto afastasse o público adolescente, pouco afeito à literatura.
- O orçamento de The Evil Dead foi de US$ 350 mil.