1001 x Antes de morrer: Código Tarantino (parte III)


   Bastardos Inglórios, é de longe meu filme preferido do diretor Quentin Tarantino, desde o inicio o filme mostra ser uma obra-prima provocante de Tarantino. Singular, ultrajante e envolvente até o fim, trás todo seu padrão ao mesmo tempo que se destaca como sendo, possivelmente, seu melhor filme. Tarantino trás as telas uma visão revisionista da Segunda Guerra mundial, ao mesmo tempo em que é engraçado e também cruel. Como já é de praxe, Tarantino dividiu seu filme em capítulos bem definidos para dar uma sensação que a história é longa.

   Nos primeiros anos da ocupação alemã na França, Shosanna Dreyfus (vivida por Mélanie Laurent, que na minha opnião ficou perfeita para o papel com sua aparência doce) testemunha a execução da sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa (Christoph waltz que ficou internacionalmente conhecido pelo seu papel no filme). Shosanna consegue escapar e foge para Paris, onde assume a identidade de uma dona de um pequeno cinema. Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus americanos para colocar em prática uma vingança. Posteriormente conhecido pelos alemães como “Os Bastardos”, o grupo de Raine junta-se à atriz alemã e agente secreta Bridget Von Hammersmark em uma missão para eliminar os líderes do Terceiro Reich. E o destino junta todos no mesmo cinema, onde Shosanna tramou um plano de vingança próprio.


Algumas Curiosidades: 

O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando 320.351.773 de dólares em cinemas do mundo todo, tornando-o o segundo filme de maior bilheteria de Tarantino até hoje.

Pela sua atuação como Hans Landa, Christoph Waltz ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, bem como o BAFTA, o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. (Merecidos prêmios)

- Tarantino trabalhou no roteiro por dez anos, antes mesmo de começar a trabalhar em Kill Bill. Por não conseguir encontrar o caminho certo para finalizar o roteiro, continuou deixando-o de lado.

- Todas as suásticas foram removidas do material promocional na Alemanha, pois houve incerteza sobre a legalidade de seu uso. Na Alemanha, as suásticas são proibidas a menos que usadas por razões de rigor histórico.

- Em Portugal, o filme tem o curioso título de Sacanas Sem Lei.

- Na cena em que Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger) é estrangulada, as mãos que fazem o estrangulamento pertencem a Tarantino.

- Para se preparar para o papel, Melanie Laurent passou várias semanas trabalhando como projetista na New Beverly Cinema, em Los Angeles. Seu teste final foi trabalhar com o projetor para a exibição de Reservoir Dogs.

- O cachimbo fumado por Hans Landa é um Calabash Espuma do Mar, o mesmo fumado por Sherlock Holmes.


- Durante o incêndio no cinema, uma bandeira da suástica acaba caindo, contudo não era essa a intenção. Na verdade, o fogo estava tão quente que acabou suavizando o aço que segurava a bandeira, dando esse toque especial para a cena.


Comentários
0 Comentários